PARA QUE aprender alemão?

 

POR QUE aprender alemão na BERLIN.de?

 

Quem somos

 

AULAS PARTICULARES VIA SKYPE - NOVO

 

Cursos oferecidos

 

Certificados Internacionais

 

Horários 2013.mar-jul

 

Investimento . $$

 

Dicas, links, OKTOBERLIN

 

Blog

 

Contato e Matrícula

 

 

QUEM SOMOS

NOSSA FILOSOFIA E META

Nossa filosofia baseia-se em: ficamos satisfeitos quando nosso aluno também está.

Nossa meta é possibilitar que nossos alunos alcancem os seus objetivos ao se dedicar a estudar alemão, sejam eles quais forem:

Aufzählung

conversar em alemão, sejam os interlocutores nativos ou não,

Aufzählung

ler textos no original, sejam livros, artigos (papers),

Aufzählung

entender textos de músicas ao ouvi-las,

Aufzählung

escrever relatórios, e-mails,

Aufzählung

...

PERFIL DA EMPRESA

Somos uma empresa privada com fins lucrativos, já que vivemos de nosso trabalho - e trabalhamos bastante; assim, cobramos de nossos alunos o preço que achamos que valemos dentro das limitações do mercado em São Carlos.

 

Acreditamos sermos bastante bem-sucedidos pois sobrevivemos ao décimo-segundo aniversário da empresa (segundo o SEBRAE, 56% das empresas no Brasil fecham as portas antes de completar cinco anos de existência).

 

Já que cerca de 40% de nossos novos alunos nos procuram por recomendação, dizemos com extremo orgulho que temos uma boa reputação:

Aufzählung

não somente por nossos atuais alunos nos recomendarem a terceiros, o que retribuímos ao conceder pelo menos 10% de desconto pelo fato;

Aufzählung

mas principalmente pelo fato de ex-alunos continuarem nos recomendando, mesmo após o final e/ou interrupção do curso, isto é, sem receber dinheiro pelo fato - o que agradecemos de todo coração - Muito obrigado a todos os nossos Amigos/as - e o que nos deixa profundamente lisonjeados e nos faz continuar, cheios da certeza do ótimo trabalho realizado.

PERFIL DE NOSSOS ALUNOS

Aufzählung

95% são estudantes universitários, dos quais 75% com pretensão futura de aumentar sua empregabilidade;

Aufzählung

98% estão buscando uma segunda língua estrangeira, já estudaram via de regra inglês por mais de cinco anos;

Aufzählung

70% se dedicam a alemão além da sala de aula; em geral são estes os bem sucedidos no aprendizado, portanto fazemos força para que este percentual aumente.

 

Estamos interessados em alunos que:

Aufzählung

tenham objetivos claros ao iniciar seu estudo de alemão;

Aufzählung

se dediquem ao menos 3-5 horas por semana à língua extra-classe.

 

Somente 0,2% dos que assim não procedem têm sucesso no aprendizado de alemão, portanto fazemos força para que nossos alunos se dediquem.

NOSSA HISTÓRIA

A BERLIN.de foi fundada em 19 de janeiro de 2001 na sequência do encerramento das atividades, em dezembro de 2000, do antigo CEA, Centro de Ensino Alemão. Lá estudou alemão entre 1993 e 1997 e trabalhou em 2000 Neimar Gomes, o fundador, proprietário e principalmente professor da BERLIN.de. Pretendemos ser a única escola especializada em ensino de alemão de São Carlos e região, somente achando equivalentes em nosso estado, tanto quanto saibamos, somente em Ribeirão Preto, Campinas e grande São Paulo.

 

INSTITUTO GOETHE

Não somos franquia. TEMOS CONTATO, como qualquer escola de alemão no mundo que tenha interesse, com o mundialmente conhecido INSTITUTO GOETHE, instituto vinculado ao governo alemão cuja missão é fazer com que a língua e a cultura alemãs sejam difundidas e que possui, dentre suas 136 unidades no mundo, 16 na Alemanha e 6 no Brasil: São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Salvador, Recife e Brasília. Com a expressão "ter contato" queremos dizer que:

Aufzählung

temos professores com formação pelo próprio Instituto Goethe: Neimar Gomes, DLA-2003, Deutschlehererausbildung, curso de formação de professores turma 2003, e Grünes Diplom em 2008-2009;

Aufzählung

recebemos bolsas de estudo concedidas pelo próprio Instituto para viagens para a Alemanha, tanto para seminários de professores de alemão sobre cultura da Alemanha e metodologia (Neimar Gomes, Landeskunde L_4.1, Hamburgo e Munique, janeiro de 2008) quanto cursos de língua alemã (Neimar Gomes, Oberstufe - avançado, Friburgo, junho e julho 2003) ou mesmo certificados de proficiência (Neimar Gomes, ZOP - Zentrale Oberstufe Prüfung - certifidado do nível avançado de alemão, agosto de 2003; Neimar Gomes, KDS - Kleines Deutsches Sprachdiplom - pequeno diploma de língua alemã, novembro de 2003);

Aufzählung

participamos regularmente de seus seminários, investindo na continuada capacitação de nossos professores;

Aufzählung

mantemos freqüente contato com sua Coordenação Pedagógica (Bildungskooperation Deutsch, antiga PV Pädagogische Verbindungsarbeit, que tem como missão ajudar os professores tanto do próprio Instituto em São Paulo quanto quaisquer escolas de alemão que tenham interesse no apoio;

Aufzählung

ajudamos a divulgar informações concernentes a eventos, cursos, sua mídiateca, palestras, shows musicais ou espetáculos teatrais promovidos pelo Instituto Goethe São Paulo.

 

APPA-ABRAPA

Já a partir de 2002 temos nossos professores afiliados à APPA (Associação Paulista de Professores de Alemão) e assim à ABRAPA (Associação Brasileira de Professores de Alemão, www.abrapa.org.br), que além de editar uma revista especializada para divulgação e atualização de metodologias de ensino, também promove, entre outros, o congresso brasileiro da área, cujo última edição aconteceu no Rio de Janeiro, na UERJ, de 21 a 28 julho de 2008.

 

DAAD

Nos esforçamos também para ajudar o DAAD (rio.daad.de, Deutscher Akademischer Austauschdienst, Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, equivalente ao CNPQ, CAPES e FAPESP) a divulgar suas:

Aufzählung

palestras: via de regra quatro em São Carlos por ano, no primeiro e segundo semestres, na USP e na UFSCar;

Aufzählung

bolsas de estudo, entre outras de doutorado, para cientistas de todas as áreas de conhecimento;

Aufzählung

eventos, como o "Estudar na Alemanha", que acontece todo outubro em São Paulo, no prédio do Instituto Goethe (Rua Lisboa, 974, Pinheiros, estação Sumaré do Metrô), e que já chegou a ser realizado também na UFSCar (além de UNICAMP e UNESP-Araraquara), em 2006 e 2012.

 

IAESTE-AIESEC

Desde 2001 participamos do programa de intercâmbio IAESTE-AIESEC (International Association for the Exchange of Technical Students, Associação internacional para o intercâmbio de estudantes da área de exatas e Association Internationale des Estudiants en Sciences Economiques et Commerciales, Associação internacional de estudantes de ciências econômicas e comerciais, no Brasil representadas pela CI - Central de Intercâmbio, www.ci.com.br) ao conceder bolsas para graduandos alemães, austríacos e suíços preferencialmente da área de ensino de língua alemã:

Aufzählung

2002 2o. semestre - Markus Oggenfuss - Universidade de Zürich - somente alojamento;

Aufzählung

2003 2o. semestre - Julia Fahlke - Universidade de Freiberg;

Aufzählung

2004 2o. semestre - Ramona Liedtke - Universidade de Jena;

Aufzählung

2004 2o. semestre - Steffanie Herfurth - Universidade de Jena;

Aufzählung

2007 1o. semestre - Anne Gottstein - Universidade de Chemnitz;

Aufzählung 2008 2o. semestre - Yvonne Hiew - Universidade de Hamburgo.

estudantes estes que tenham interesse profissionais e/ou pessoais em fazer estágios normalmente semestrais em nossas instalações; e desta forma ajudamos também nossos próprios alunos:

Aufzählung

primordialmente pois assim há um contato com nativos, num ambiente escolar controlado, com a intenção de diminuir eventuais medos de conversar em alemão - e o que não deixa de ser uma forma de CONTROLE DE QUALIDADE de que nosso curso funciona;

Aufzählung

e também porque deste modo ajudamos nossos alunos a conseguir estágios internacionais em suas áreas; já que há grande concorrência para o programa de intercâmbio IAESTE (cerca de 500 vagas anuais para 2000 a 3000 alunos), a IAESTE-Brasil concede pontos ao estudante que consegue estágios no Brasil para estudantes estrangeiros; o que fazemos na BERLIN.de é conceder esta pontuação a nossos alunos.

 

UNESP

Atendemos, desde 2007, aos pedidos de alunos de graduação de Letras da UNESP-Araraquara (www.fclar.unesp.br) da área de alemão a cumprirem seus estágios, obrigatórios ou não, em nossas instalações, mais freqüentemente os de observação de aulas:

Aufzählung

2007 - Marília de Paula;

Aufzählung

2008 - Rafael Henrique Palomino.

 

Neimar Gomes, fundador, atual diretor e também professor em nossas instalações, formou-se em Engenharia Química na UFSCar, turma de 1993, quando também passou a estudar alemão no já extinto CEA. Durante esta graduação, morou na Alemanha em dois períodos:

onde aperfeiçoou seu alemão "na prática", além de cumprir os estágios de Engenharia, inclusive escrevendo seu Trabalho de Graduação (TG~TCC~Monografia = Diplomarbeit) na BASF, em alemão e posteriormente traduzindo-o para o português. Ao retornar em FEV.2000 optou por dedicar-se ao ensino da língua alemã. Trabalhou em 2000 no CEA, até que este encerrasse suas atividades em dezembro daquele ano. Em janeiro de 2001 fundou a BERLIN.de, onde é principalmente seu professor. Em março iniciou sua segunda graduação, em Letras na UNESP de Araraquara.

jun-jul.2003

Freiburg (quase fronteira com a Suíça)

Instituto Goethe

jan.2008

Hamburgo (norte)

Munique (sul)

Instituto Goethe

2003 foi um ano chave na sua formação, pois foi selecionado para fazer o curso de formação de professores (Deutschlehrerausbildung, DLA) do Instituto Goethe em São Paulo, no segundo semestre daquele ano. Pré-requisito era o ZOP, o certificado de proficiência do nível avançado do próprio instituto, motivo pelo qual o Instituto lhe ofereceu uma bolsa de dois meses, em junho e julho do mesmo ano, para Freiburg (quase fronteira com a Suíça). Em novembro passou no KDS, o penúltimo certificado de alemão, faltando-lhe apenas, para concluir todos os certificados de alemão, o GDS, o Grande Diploma de Língua Alemã, que ele pretende prestar em novembro de 2010. Em janeiro de 2008 viajou para Hamburgo e Munique, mais uma vez pelo Instituto Goethe, num seminário de Cultura Alemã (Landeskunde), o que lhe rendeu material para o Grünes Diplom do Instituto Goethe, ainda a ser apresentado.

dez.2008 - fev.2009

Munique (sul)

Editora Hueber

Em dezembro de 2008 encerrou sua segunda graduação, a de Letras na UNESP-Araraquara, se formando então em bacharelado e licenciatura em alemão, português e inglês. Entre dezembro de 2008 e fevereiro de 2009 fez estágio na Redação 1, Alemão como Língua Estrangeira, da Editora Hueber, em Ismaning, grande Munique, tendo como tarefas

Aufzählung

auxílio relacionado a conteúdo, fonética, ortografia e layout na produção de diversos componentes de materiais didáticos de níveis A1 a C1 como livros-texto e de exercícios, CD-ROM, material para a Internet;

Aufzählung

apoio na produção de material oral/áudio, em particular na verificação de pronúncia dos atores para adequação ao nível didático pretendido;

Aufzählung

produção autônoma de respostas para livros de exercícios e listas de vocabulário;

Aufzählung

diversas tarefas de escritório como cópias de segurança.

Em 2009 iniciou os estudos de pós-graduação na área de literatura alemã, também na UNESP-Araraquara, que pretende como tese a busca de temas mitológicos nórdicos-germânicos em "Os Nibelungos". Em novembro de 2010 deve prestar a prova GDS (Grosses Deutsches Sprachdiplom), certificado de nível mais elevado que pode um estrangeiro atingir em idioma alemão, em se tratando de comprovação.

 

Neimar Gomes
brasileiro, estuda alemão desde mar
ço de 1993.

Competência  p r o f i s s i o n a l :
+ 20 MIL (!) horas-aula (19.920 horas) já ministradas (2000-2012);
+ professor formado pelo Instituto Goethe (Deutschlehrerausbildung DLA-2003+AL.2008 + grünes Diplom em 2009), único em atividade no interior de São Paulo exceto Campinas ;
+ Licenciado e Bacharel : UNESP Araraquara 2001-2008 ;
+ Editora Hueber, Munique, 2008–2009 ;
+ 5 estadias na Alemanha, sempre com bolsa : DAAD, BASF, IAESTE, Goethe, Hueber.

Competência  l i n g u í s t i c a :
+ PRONÚNCIA: quase nenhum sotaque de estrangeiro, daí elogios de nativos; logo após Vocabulário e Gramática;
+ GDS.2010? (Großes Deutsches Sprachdiplom);
+ KDS.2003!!! (Kleines Deutsches Sprachdiplom) (ZOP, ZMP, ZDaF entre 1997 e 2003);
+ Traduções alemão para português, inclusive técnicas.

 

 

,,Wir machen Dir die Augen auf und ermöglichen dabei Deinen Flug...''

"Abrindo a tua perspectiva e te possibilitando voar..."

BERLIN.de
Br
asilianisches Institut für deutsche Sprache und Landeskunde
ÚNICOS ESPECIALIZADOS EM IDIOMA E CULTURA ALEMÃS EM SÃO CARLOS E REGIÃO

Rua São Joaquim, 1742 - Centro - 13560-300 - São Carlos - São Paulo - BRASIL

Horário de Atendimento da Secretaria: 2f-5f: 16:00-20:00, 6f: 16:00-18:00

+55 (16) 3307.7001 // (16) 8835.7001 (TIM) -  www.berlin-de.com.br - berlin.deutsch@gmail.com